Alastramento da dengue, tensão no Oriente Médio e uso indiscriminado do Ozempic
0
0

Alastramento da dengue, tensão no Oriente Médio e uso indiscriminado do Ozempic

A dengue se alastra, o Oriente Médio está à beira de uma guerra e o uso do Ozempic pode ser perigoso.

Correio do Povo
3 min
0
0
Email image
Email image

Alastramento da dengue, tensão no Oriente Médio e uso indiscriminado do Ozempic

Olá.

A 18ª edição da newsletter de indicações do podcast Direto ao Ponto chega com episódios focados em saúde e política internacional. Confira abaixo:


Porto Alegre em situação de emergência

😷 A dengue cada vez mais se alastra pelo Rio Grande do Sul. Na semana passada, a prefeitura de Porto Alegre decidiu decretar situação de emergência por conta da disseminação da doença na cidade.

Quase todos os bairros da Capital já registraram casos de dengue em 2024. Um problema muito comum é as pessoas darem atenção somente aos criadouros maiores, como piscinas, e não se atentarem aos menores, como ralos e vasos de flor.

Email image

A dengue pode ser fatal. Mais de 100 pessoas morreram no RS esse ano em decorrência da complicação. Uma das vítimas é uma professora de Esteio, que me deu aula no ensino médio. Fiquei muito tocado com essa notícia, pois ela era uma mulher cheia de vida e engajada em causas sociais, sendo crucial para minha formação como estudante.

O jornalista Matheus Chaparini conversou com a Diretora de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Evelise Tarouco da Rocha. A especialista aponta o que muda na Capital daqui para frente no enfrentamento à dengue, e como a população pode se prevenir da enfermidade.


Prelúdio de Terceira Guerra Mundial?

❗ A tensão no Oriente Médio não para de crescer. Além de toda a questão envolvendo a guerra entre Israel e Hamas, o Irã lançou um ataque combinado de drones e mísseis no território israelense.

O país afirma estar vingado, pois tomou a medida em resposta a uma ofensiva de Israel em sua embaixada na Síria. No entanto, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já contra-atacou.

A comunidade internacional teme uma escalada, levando em consideração o poder bélico das nações, e o apoio de outros países em cada um dos lados. No pior dos cenários, o analista de Relações Internacionais e diretor de pesquisa do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (Isape), Felipe Dalcin, afirma que a situação pode se tornar o prelúdio de uma Terceira Guerra Mundial.

Em uma conversa que tive com o pesquisador, ele aponta também como tem sido a reação do Brasil em relação ao conflito, e o que o governo Lula coloca na balança antes de emitir declarações oficiais.


Até onde deve ir a busca por emagrecimento

🤔 Nas redes sociais cada vez mais surgem casos de pessoas que perderam peso de forma muito rápida. E em comum é utilizada a mesma estratégia: o uso de medicamentos que na verdade são recomendados para o tratamento de diabetes.

Aqui no Brasil o mais famoso é o Ozempic. O remédio injetável não sai nada barato, sendo encontrado na internet a partir de R$ 900. A perda de peso mais facilitada faz com que muitos desembolsem a bagatela.

Email image

O Matheus Chaparini procurou entender os riscos envolvendo o uso indiscriminado do Ozempic e similares. Os entrevistados foram:

  • o professor do curso de Medicina da UFGRS e diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Fernando Gerschman.
  • a professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, Claudia Winter.

Replay

🔁 Ainda na seara de assuntos envolvendo emagrecimento, vale a pena o replay no Direto ao Ponto que a editora do Bella Mais, Camila Souza, fez sobre a pressão estética que as mulheres sofrem. A entrevistada foi a psicóloga e pesquisadora Natalia Marques.

🎧 Escutem, compartilhem e nos digam o que acharam dos podcasts.

Fiquem atentos também às redes sociais do Correio do Povo, pois sempre divulgamos as novas edições dos conteúdos por lá.

Até mais!

Email image