Reviravoltas nos EUA: Trump condenado, Biden cede e Kamala Harris surge como nova candidata
0
0

Reviravoltas nos EUA: Trump condenado, Biden cede e Kamala Harris surge como nova candidata

O ex-presidente Trump condenado, Biden cede à pressão e Kamala Harris surge como nova candidata democrata

Correio do Povo
3 min
0
0
Email image
Email image

Olá.

Sei que você muito provavelmente está acompanhando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que o Correio do Povo está fazendo uma ampla cobertura, mas vale um respiro para conferir nossos outros conteúdos também.

A 21ª edição de indicações do podcast Direto ao Ponto chega com episódios focados em política internacional e saúde. Confira abaixo:


Reviravoltas nos EUA

🌍 As eleições nos Estados Unidos têm dado o que falar. Assim como no Brasil, a polarização no país é grande e o candidato de oposição Donald Trump até já foi condenado este ano, mas continua na corrida eleitoral.

O ex-presidente, aliás, sofreu um atentado faz pouco. O atual chefe de Estado, Joe Biden, tentou permanecer como o nome democrata até onde conseguiu, mas acabou cedendo à pressão, pois era visível a sua incapacidade de estar à frente da nação por mais quatro anos.

Kamala Harris enfrentará Trump nas urnas | Foto:Stephanie Scarbrough / POOL / AFP / CP
Kamala Harris enfrentará Trump nas urnas | Foto:Stephanie Scarbrough / POOL / AFP / CP

A vice Kamala Harris é a nova candidata democrata. Ela já ganhou o apoio de autoridades dos EUA e de grandes personalidades da mídia do país. Com 59 anos e filha de pais imigrantes, ela representa renovação no xadrez político presidencial.

Conversei com o professor de Relações Internacionais da UniRitter, João Gabriel Burmann. O especialista aponta o nível de força de Harris para bater de frente contra Trump e o que um eventual governo dela poderia impactar o Brasil.

RS em alerta para coqueluche

❗ Após a pandemia de Covid-19, a atenção sobre doenças infecciosas aumentou não somente para os profissionais da saúde, mas também para nós como população em geral.

O receio aumenta porque muitas das complicações têm sintomas em comum. Você de repente se sente mal e há todo um leque de possibilidades de enfermidades.

Casos de coqueluche aumentam no Brasil. A doença é bem antiga e tem como sintoma principal crises de tosse seca. Ela também pode ser acompanhada de mal-estar geral, corrimento nasal e febre baixa.

Email image

O Rio Grande do Sul até o momento não registrou aumento significativo das ocorrências da doença, mas está alerta e tem pedido que a população se vacine.

Falei com o infectologista do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), André Luiz Machado. O médico instrui como podemos identificar a coqueluche e quais são as pessoas mais vulneráveis à doença que pode ser fatal.


Doença de Newcastle também gera preocupação

🐔 É importante ressaltar que os animais também sofrem com infecções. Um caso da Doença de Newcastle foi confirmado em uma granja de Anta Gorda, no interior gaúcho.

Também chamada de DNC, ela é uma enfermidade viral aguda, altamente contagiosa que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por síndromes nervosas e entéricas.

Doença afeta granjas | Foto: Mapa / Divulgação / CP
Doença afeta granjas | Foto: Mapa / Divulgação / CP

O jornalista Lucas Keske conversou com o repórter da editoria Rural do Correio do Povo, Poti Silveira, para entender melhor as implicações da doença no RS.

A projeção de exportações de frango no RS já caiu por conta da doença. A elevação deve ser de 2% a 3% ante o resultado de 2023 – e não mais de 5% conforme prognóstico inicial do Ministério da Agricultura.


Replay

🔁 A tensão na Venezuela é grande. A vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais novamente é altamente contestada por países, devido à falta de transparência no pleito.

Pegando o gancho de crises latino-americanas, vale o replay no Direto ao Ponto que o jornalista Lucas Keske fez sobre o golpe frustrado na Bolívia.

Email image

👉🏼Siga e fique informado nas nossas redes sociais:

Email image