Empreender no mundo infantil: oportunidades e desafios
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Empreender no mundo infantil: oportunidades e desafios

Descubra como empresárias encontraram oportunidades no mercado infantil e conheça dicas para empreender nesse segmento

Correio do Povo
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Empreender no mundo infantil: oportunidades e desafios

Olá,

Temos mostrado na coluna Empreender histórias de pessoas que se aventuram no mundo dos negócios e um desafio comum para a maior parte deles é a definição do nicho de mercado. Especialistas orientam:

Fazer um bom planejamento, utilizando pesquisas, para identificar uma fatia específica do segmento de atuação, em que as necessidades e os desejos do consumidor ainda não foram totalmente explorados.

Pensando nisso, empresas identificaram no público infantil uma oportunidade de oferecer produtos e serviços diferenciados e obter retorno financeiro. 

Vamos conhecer a trajetória de empresárias que apostaram no setor de produtos para crianças e se estabeleceram no mercado, gerando emprego e renda. 


😋Um dos exemplos é a GranoSquare, que já oferecia produtos alimentícios para todas as idades, mas criou uma granola específica para os pequenos. A ideia surgiu a partir da observação dos consumidores. A linha foi elaborada para introduzir uma alimentação saudável já nos primeiros anos de vida.

Ideia surgiu a partir do retorno dos clientes | Foto: Fernando Piccoli / Divulgação / CP
Ideia surgiu a partir do retorno dos clientes | Foto: Fernando Piccoli / Divulgação / CP

💡Em outra frente, a pedagoga Andréia Gularte Guerim identificou a demanda por produtos que estimulassem o desenvolvimento infantil. Primeiro ela começou a confeccionar brinquedos com essa finalidade até abrir a loja Diferente Ateliê Criativo, em 2022, na zona Sul de Porto Alegre que comercializa materiais educativos, com variadas texturas, para oferecer experiência sensorial às crianças. 

Materiais, com variadas texturas, oferecem experiência sensorial às crianças | Foto: Andréia Gularte Guerim / Divulgação / CP
Materiais, com variadas texturas, oferecem experiência sensorial às crianças | Foto: Andréia Gularte Guerim / Divulgação / CP

🤹🏻‍♀️Outra necessidade neste segmento é por um lugar com atividades para as crianças no turno inverso ao da escola. Simone Lobo, que também é pedagoga, começou a dar aulas de reforço em casa, em 2021. “Devido à grande procura, precisei de um espaço maior”, conta. Em janeiro de 2022, surgiu o Espaço Pedagógico Florir, em Porto Alegre. Os pais podem deixar os filhos no contraturno escolar para se distraírem com atividades guiadas, aulas de apoio e reforço escolar.

Lugar oferece ensino adicional e um ambiente para brincar | Foto: Simone Lobo / Divulgação / CP
Lugar oferece ensino adicional e um ambiente para brincar | Foto: Simone Lobo / Divulgação / CP

🎨Após dois anos de planejamento, a professora de artes Adriana Henry Camara colocou em prática, em 2022, um projeto para oferecer aulas e oficinas de pintura, desenho e técnicas mistas e contemporâneas para crianças e adultos, em Porto Alegre. Empreender, mesmo em um segmento que domina há décadas, é um desafio diário, segundo ela. Além das aulas para as crianças, o Atelier Adriartes foi ganhando espaço e oferecendo cursos de formação para professores, encontros de economia criativa para vendas e divulgação de produtos de artistas.

Trabalho com as crianças exige adaptações e flexibilidade | Foto: Adriana Henry Camara / Divulgação / CP
Trabalho com as crianças exige adaptações e flexibilidade | Foto: Adriana Henry Camara / Divulgação / CP

E você, já pensou em qual nicho de mercado poderia contribuir com um novo negócio?

📍Dicas para empreender no segmento infantil:

  • Identifique uma necessidade não atendida: Procure por lacunas no mercado infantil. Pode ser um tipo específico de produto ou serviço que os pais estejam procurando e que ainda não esteja disponível ou não seja satisfatório.
  • Ofereça produtos ou serviços educativos: Muitos pais estão interessados em produtos que ajudem no desenvolvimento educacional e cognitivo de seus filhos. Considere produtos educativos, livros, jogos ou atividades que possam ser úteis nesse sentido.
  • Invista em marketing digital: O público-alvo de negócios infantis geralmente inclui pais atarefados que pesquisam e compram online. Invista em marketing digital, como anúncios em redes sociais, influenciadores digitais e SEO, para alcançar esse público.
  • Crie experiências memoráveis: Seja em um espaço físico, como uma loja ou parque temático, ou em um ambiente online, crie experiências que sejam memoráveis e atrativas para as crianças e seus pais. Isso pode incluir atividades interativas, personagens divertidos ou produtos exclusivos.
  • Tenha empatia com os pais: Entenda as dores e preocupações dos pais ao escolher produtos ou serviços para seus filhos. Ofereça soluções que facilitem suas vidas e que transmitam confiança e segurança em relação aos cuidados com seus filhos. Temos mostrado na coluna Empreender histórias de pessoas que se aventuram no mundo dos negócios e um desafio comum para a maior parte deles é a definição do nicho de mercado. Especialistas orientam a fazer um bom planejamento, utilizando pesquisas, para identificar uma fatia específica do segmento de atuação, em que as necessidades e os desejos do consumidor ainda não foram totalmente explorados.
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Até a próxima!