Reforma tributária: trabalho dobrado para pequenas empresas
0
0

Reforma tributária: trabalho dobrado para pequenas empresas

A reforma tributária trará trabalho dobrado para todas as empresas até 2032, gerando desvantagem competitiva para as pequenas empresas. Saiba mais!

Correio do Povo
2 min
0
0
Email image
Email image

Reforma tributária: trabalho dobrado para pequenas empresas 

Olá, 

Após a regulamentação da reforma tributária, as discussões sobre as mudanças trazidas pelo texto continuam. Uma delas é a inclusão da figura do nanoempreendedor, que não existe na legislação brasileira. A categoria é composta por empreendedores que faturam R$ 40,5 mil anualmente (R$ 3.375 mensais) que poderão escolher entre ficar no Simples Nacional, ou migrar para o novo sistema.

📑Segundo o diretor de políticas estratégicas e legislativas da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Diogo Chamun, em vez de simplificação, a reforma tributária trará trabalho dobrado para todas as empresas até 2032. Já os pequenos negócios, que hoje são optantes do Simples Nacional e que quiserem aderir ao novo sistema, terão que apurar os impostos tanto no modelo antigo, como no proposto pela reforma de maneira permanente.

💸As empresas do Simples que não aderirem ao novo modelo proporcionarão um crédito reduzido, que aumentaria expressivamente o imposto a pagar. Por esse motivo, o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB-RS, Rafael Korff Wagner, entende que as empresas de menor porte podem ter uma desvantagem competitiva com essa nova realidade.

Fique atento🔊

  • Transição para novo modelo de tributação: entre 2026 e 2032
  • Vigência integral do novo modelo e extinção do ICMS e do ISS: em 2033
  • Empresas do Simples Nacional devem optar por permanecer no sistema simplificado ou aderir ao novo modelo
  • Quem mudar para novo sistema deverá apurar os tributos tanto da maneira antiga, como da nova

Apuração deverá ser feita nos dois modelos até 2032. Crédito: Freepik
Apuração deverá ser feita nos dois modelos até 2032. Crédito: Freepik

Evite atropelos

Para evitar prejuízos, Diogo Chamun recomenda que os empresários façam estudos aprofundados tanto das empresas, como de seus fornecedores. Assim, minimizaria atropelos em relação às mudanças.

👀Nós aqui na redação seguiremos acompanhando os desdobramentos da reforma. E você, empreendedor, como tem se preparado para as alterações?

Quer seguir recebendo a Empreender todos os meses? Inscreva-se! A partir de segunda-feira, 15 de julho, o Correio do Povo enviará somente newsletters com assuntos que te interessam!

Acompanhe a coluna Empreender no site do Correio do Povo!

Até a próxima, 🤝

👉🏼Siga e fique informado nas nossas redes sociais:

Email image